O que é o Estado Livre da Guanabara?

O Estado Livre da Guanabara é uma simulação em vários aspectos que responde uma pergunta inicial. “Como seria se o Estado do Rio de Janeiro fosse um país independente?”

POLÍTICA

Temos uma simulação política onde as pessoas podem ter uma cidadania fictícia, cargos políticos, eleições, criar partidos políticos, propor leis, participar do parlamento entre outras funções.

Criação de Partidos Políticos.

Ao participar desta simulação, cada cidadão pode (ou não) participar de um partido já estabelecido ou até criar um novo partido (seguindo algumas regras pré-estabelecidas). Para criar um novo partido ou saber mais, clique aqui.

Parlamento da Guanabara

O Estado Livre da Guanabara segue um sistema Parlamentarista. Portanto, qualquer cidadão filiado a um partido político registrado, pode fazer parte do Parlamento da Guanabara. Onde as leis do país são criadas, debatidas e votadas. Todo o Poder legislativo gira em torno disto. Para mais informações, clique aqui.

Regiões Administrativas

Usando como base o mapa real do Estado do Rio de Janeiro, o estado fictício possui 8 Regiões Administrativas (Rio de Janeiro [Capital], Niterói. Baixada Fluminense, Região Serrana, Região dos Lagos, Norte Fluminense, Centro Fluminense e Sul Fluminense), tendo cada uma, um governador responsável (podendo este governador acumular os cargas de ministro e de parlamentar). 

ECONOMIA

Os cidadão podem simular a economia do Estado Livre da Guanabara. Como compra e venda de bens, produtos e serviços. Simular PIB, crescimento econômico, Renda per capita, ter uma empresa fictícia, entre outra coisas. 

Economia Mista

O Estado Livre da Guanabara segue um modelo de economia mista, com Livre Mercado e liberdade de criação e atuação de empresas, sem burocracia. E também  possui empresas estatais para preencher as brechas onde a iniciativa privada é menos desenvolvida. Além de garantir serviços de qualidade e gratuitos aos cidadãos, principalmente nos setores de Saúde e Educação. Lista de Empresas criadas.

Criação de Empresas

Cada cidadão pode criar empresas para funcionar no Estado Livre da Guanabara. Empresas de transporte, energia, bancos, lojas, e até usar empresas reais para divulgação entre os membros da Guanabara. Estas empresas podem ser negociadas, mudarem de dono, de sede, de nome e tudo mais. Veja como criar uma empresa.

ESPORTES

Como não podia faltar, os esportes são muito importantes na vida dos cidadãos do Estado Livre da Guanabara. Cada cidadão é livre para fundar um clube (empresa ou não) e competir nas competições existentes. O Futebol (virtual) é o esporte mais praticado e mais desenvolvido nesta simulação.

Futebol

Cada cidadão poderá criar um clube (seguindo uma série de regras). O Clube poderá participar das competições existentes na Guanabara. Toda simulação de futebol é feita no site micronational.football

Regras para criação de um clube

Nome (precisa ter alguma ligação com um bairro, cidade ou região do Estado do Rio de Janeiro ou ser aprovador pela Liga de Futebol da Guanabara).
Sede (nome da cidade onde o clube mandará seus jogos)
Estádio (nome do estádio)
– Enviar um Escudo e um Uniforme (estes não são obrigatórios, porém ajudam na simulação).
Para saber mais sobre como criar times de futebol e participar de campeonatos, veja aqui.

Competições de Futebol

Liga de Futebol da Guanabara (Primeira Liga e Segunda Liga). Formada por duas divisões com 16 clubes cada. A liga é jornada em sistema de pontos corridos, de todos contra todos em ida. volta. Cada Clube faz 30 jogos no campeonato. Possui sistema de rebaixamento e promoção.
Taça da Guanabara. Funciona como o sistema da Copa do Brasil. Em jogos eliminatórios de ida e volta. 32 clubes disputam a competição, os clubes da Primeira e Segunda divisão.
SuperCopa da Guanabara. É o jogo entre o campeão da Liga contra o campeão da Taça.
Liga dos Campeões. Os melhores clubes da Guanabara são selecionador para competir na Liga dos Campeões da CFM, contra clubes de outras micronações. O sistema é o mesmo usado pela Liga dos Campeões e Copa Libertadores.

Seleção de Futebol da Guanabara

Há uma seleção de futebol, que disputa Copa América e Copa do Mundo. Além de jogar a Liga das Nações.